quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Um pouco da minha Monografia

    O processo de Carolino Luiz Dias e Victorino Cenedese, na cidade de Piracicaba-SP, pode ser observado não apenas pela prática de mais um crime passional, em determinado espaço físico, por determinadas questões e motivações pessoais, mas como uma manifestação que engloba questões mais profundas do que os aspectos singulares da existência de um determinado indivíduo.

    Questões que às vezes nos passam despercebidas, enquanto existimos em nossa contemporaneidade, focados e preocupados com nossa sobrevivência, relacionamentos, problemas, sonhos e cotidiano, com a nossa existência mais especificamente. Por isso cabe à História e aos historiadores observarem, analisarem e buscarem compreender essas questões mais profundas, para ‘tentar’ explicar o homem e a sua sociedade, quando o seu presente virou história.

    Logicamente, isso não significa que todos os indivíduos do período estudado, agissem da mesma maneira e pensassem do mesmo jeito, afinal cada indivíduo possui a sua sensibilidade em enxergar o mundo que o cerca, agindo conforme suas escolhas. Porém, demonstra elementos e discussões presentes no contexto desses indivíduos, sejam por eles percebidos ou ignorados.